A CONQUISTA DAS PRIMEIRAS TECLAS
Uma professora de jardim de infância descobre como aproveitar os computadores quebrados e esquecidos nos fundos da escola para ensinar crianças de 4 anos a escrever o nome e a se familiarizar com as máquinas de verdade.
A sala de aula de computadores do Externato Madre Alix, uma escola particular de São Paulo, era aberta a quase todos os alunos. Só as crianças do Jardim da infância nãopodiamentrar lá, por serem pequenas demais. Com 4 anos de idde, já morriam de curiosidade por aquelas máquinas.
A professora Rita Liliana Dagnino mudou a situação. Ela ensina noções básicas de informática e dá um empurrão na alfabetização das crianças usando o teclado de um computador antigo, o TK-3000, e um mouse quebrados. As crianças constroem a "tela" (monitor), com uma caixa de papelão. Elas apertam uma tecla e escrevem a letra correspondente na "tela". Em letra correspondente na "tela". Em pouco tempo, escrevem o próprio nome e conquistam o direito de ter aulas nos equipamentos de verdade.
"Como algumas teclas saltam se apertarem com força, elas descobrem que devem ter cuidado com o equipamento", diz a professora. "O computador de sucata melhora a coordenação fina dos movimentos dos dedos", afirma Suzana Orio, coordenadora pedagógica da pré-escola. "Esses alunos já usam o comutador para criar e montam histórias com os desenhos que fazem na tela", diz o professor de Informática, Baiard Carvalho.
ANTIGUIDADES COM VALOR PEDAGÓGICO
As professoras descobriram que um computador usado por ser útil porquê:
- Desperta a curiosidade infantil pelas letras, números e sinais de pontuação do teclado;
- Melhora o traçado das letras das crianças, que comparam o que escrevem com as teclas;
- Refina o controle dos movimentos dos dedos e da mão, com o uso do teclado e do mouse;
- Estimula a criatividade, pois os alunos procuram novas formas de usar o equipamento;
- Desenvolve a atenção e o companheirismo entre as crianças nos trabalhos em grupo,
- Faz os alunos se sentirem importantes,com um aparelho na classe para eles mexerem.
A experiênciacom o computador de sucata mostra três cuidados básicos que devem ser tomados:
- Não valorize demais o computador. Deixe-o perto dos livros, desenhos e brinquedos. Faça comparações com outras máquinas e mostre o que ele faz;
- Estabeleça os objetivos. Não deixe a criança só escrever no computador. Um desenho feito no monitor de papel pode servir como ponto de partida para uma história ou um debate em classe,
- Só use equipamentos quebrados se as crianças puderem depois usar computadores de verdade. Caso contrário, elas podem ficar frustadas.
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Externato Madre Alix - Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1555, São Paulo, SP, CEP 01441-001.
http://www.madrealix.g12.br/Revista Nova Escola - Ano XI - Nº95 - Agosto de 1996 - p.26 e 27.
Data da prublicação no Blog: 07/10/2010. Hora: 22:56
Nota:
Procurando algo que pudesse iniciar uma discussão sobre a inclusão digital nas escolas, principalmente nas séries iniciais, achei esse artigo e foi interessante postá-lo para que pudéssemos, após 14 anos, verificarmos se a realidade das escolas tanto particulares, como as públicas, continuam com essa prática descrita no artigo acima.
Gostaria que os(as) colegas fizessem parte dessa discussão.
Agradeço, antecipamente, as suas participações.
Denise
Olá Denise,
ResponderExcluirMuito interessante esta sua investigação. Quais eram os usos dos computadores com a Web 1.0? E agora, com a Web 2 e seus softwares sociais alguma coisa mudou? Bom tema para discussão!
Vamos lá internautas, registrem seus comentários. Ciberabraços,
Quais eram os usos dos computadores com a Web 1.0? E agora, com a Web 2 e seus softwares sociais alguma coisa mudou?
ResponderExcluirA Web 1.0 foi um ponto de partida para a Web 2.0 que temos hoje. Sua importância, segundo Primo, 2007, se dava em ser uma central de distribuição de informações atualizadas e na troca instantânea de mensagens, restringindo assim o acesso às pessoas que não faziam parte da rede.
Com a chegada da Web 2.0, surgiu um novo currículo cultural, ou seja, as redes sociais passaram a interagirem, compartilhando as variadas realidades mundiais com objetivo de interlocutar e articular conhecimentos científicos atribuindo novos sentidos à sua existência, utilizando-se de tecnologias que pudessem propiciar a produtividade coletiva com mais liberdade de expressão.
Podemos observar essa contribuição através da wikipédia, blog, orkut, MSN, facebook, google, twiter entre outros que disponibilizam o pesquisas e diálogos virtuais para a troca de experiências, a socialização de informações e o debate sobre os temas de estudo, além de desenvolver atividades virtuais.
Mas, para participar dessas redes, o internauta deve seguir as normas estabelecidas pelas redes, assim como assumir e compartilhar responsabilidades, gerenciar conflitos, ser flexível e aberto a mudanças, pois desta forma haverá contribuição para com a educação.